sábado, 29 de agosto de 2015

Fé: A Resposta do homem para a Solução de Deus.

Fé: A Resposta do homem para a Solução de Deus.


Nenhuma doutrina da escritura, está mais clara, que a doutrina da salvação pela graça, por meio da fé. O ser humano, só pode ser salvo, pela graça (amor) de Deus, que enviou Jesus para morrer, seguido de uma resposta de fé do homem (confiança), em Jesus, e o que Ele fez na cruz. Esta doutrina de salvação pela graça, por meio da fé é declarada concisamente pelo Apóstolo Paulo em Efésios 2:8 e 9:"Porque,pela graça sois salvos, por meio da fé, isto não vem de vós, é dom de Deus, não vem das obras, para que ninguém se glorie."

Porque é pela graça de Deus que você é salvo, pela fé. Não é o resultado de seus próprios esforços, mas presente de Deus, de forma que ninguém possa se ostentar ou se vangloriar.

Em duas sentenças, o Apóstolo Paulo nos esclarece, sobre o plano de Deus para a salvação. Cada frase é importante, assim cada uma será examinada separadamente.

1. "Porque,pela graça sois salvos,"
A graça de Deus é a base e fundação para a salvação do homem. " Graça " é o amor de Deus pelo homem, apesar do homem não merecê-lo. Deus ama o homem, apesar dele ser mau, pecador, inimigo de Deus (Romanos 5:6 e 7). Este amor pelo homem pecador é graça, o amor imerecido de Deus. Paulo descreve graça, como o amor de Deus que é demonstrado na morte de Cristo pelas pessoas pecadoras.
2. " Você é salvo pela fé ".
Fé é a resposta do homem à graça de Deus. A resposta de fé do homem é direcionada para uma pessoa, o Senhor Jesus Cristo. " Deus torna as pessoas justas pela fé em Jesus Cristo " (Romanos 3:22). O Homem não pode ser salvo pondo sua fé  em uma doutrina, ou igreja, ou na sua habilidade de fazer o bem (a lei). O único modo para homem ser salvo, é pondo sua fé na pessoa de Jesus Cristo.
3. Salvação não é " pelas obras ".
Uma pessoa não pode se salvar, pelo seu próprio esforço. Não há nada nas pessoas que mereçam a salvação de Deus. E "não há justo, nem sequer um" (Romanos 3:10). Acreditar que o homem possa ser salvo pelo próprio esforço é entender mal a pecabilidade das pessoas e a santidade de Deus.
4. Salvação é "o presente de Deus."
Salvação deve ser o presente de Deus, que não pode ser merecido e nem ganho com o próprio esforço das pessoas. Algo que é merecido já não pode ser um presente, é salário.
A graça, fez que Deus Pai, enviasse seu Filho Jesus, para morrer na cruz pelos nossos pecados. Jesus morreu na cruz demonstrando a graça de Deus. Esta morte de Cristo na cruz foi um presente gratuito, uma vez que ninguém lá, merecia que Ele morresse por eles." Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores". (Romanos 5:8)!
A salvação é oferecida às pessoas como um presente. Aqueles que tentam merecer o presente, falharão, por causa de seus pecados. Só aqueles que estão dispostos a alcançá-la pela fé, receberão a salvação gratuita de Deus.
5. " Ninguém pode se ostentar " sobre sua salvação.
Não há nenhum lugar para ostentação, a respeito da salvação, porque a salvação não é ganha por merecimento próprio. Uma pessoa poderia ostentar, ou vangloriar-se, sobre sua salvação, se sua salvação fosse resultado de esforço próprio. Mas a mensagem Cristã é, de fato, humilhante. Começa com o fato, que todas as pessoas são pecadoras, e separaradas de Deus. A única solução para o problema do pecado, é descansar, pondo a fé em Jesus, e na morte dele na cruz. Não há nenhum lugar para orgulho em um coração cristão, porque um cristão é uma pessoa que aceitou um presente(uma dádiva de Deus). O presente, é a coisa mais importante no mundo, salvação. E este presente é oferecido às pessoas pelo seu Criador. O presente só pode ser recebido pela fé. O resumo, do plano de salvação pelo Apóstolo Paulo, não pode ser mais claro.

Fonte: Blog na Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário