quinta-feira, 27 de agosto de 2015

As Alianças: A base de todos os relacionamentos entre Deus e Seu povo,era chamada de aliança.

As Alianças
A base de todos os relacionamentos entre Deus e Seu povo,era chamada de aliança . Uma aliança é um acordo. Na Bíblia um acordo era como um contrato, celebrado entre duas partes. Estas alianças foram feitas entre Deus e Seu povo. Deus fez uma aliança com Noé (Gênesis 9:9), com Abraão(Gênesis 12:1-3), e com Moisés (Êxodo 20). A aliança final de Deus com o homem foi selada com o sangue de Jesus. Jesus chama esta aliança final de " Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós " (Lucas 22:20).

A morte de Jesus, e seu sangue vertido na cruz trouxeram uma nova aliança para o ser humano. À Última Ceia, disse Jesus, "Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós " (Lucas 22:20). Mas há coisas sobre a nova aliança que não é tão nova. É necessário examinar as palavras da escritura no Novo Testamento para ver o que é novo e que elementos continuam da velha aliança. A palavra " testamento " simplesmente significa " aliança " ou " acordo ". Assim o Novo Testamento é a palavra de Deus relativa à nova aliança.

Antes de Jesus nascer, um anjo apareceu a José falando do nascimento de Cristo. O anjo fala para José que Maria concebeu pelo Espírito Santo. O anjo continua dizendo, " Ela terá um filho, e você chamará de Jesus - porque ele salvará as pessoas do pecado " (Mateus 1:21). Salvação do pecado é significado do nome e da missão de Jesus.

À idade de 30 anos Jesus começou seu ministério terreno, com o batismo. Como Jesus estava vindo para o rio Jordão, João Batista O viu e disse, "eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo " (João 1:29). João Batista reconheceu que Jesus tinha vindo à terra para ser o Cordeiro expiatório, cujo derramamento do Seu sangue traria perdão dos pecados.

No nascimento de Jesus e no Seu batismo, o enfoque está na salvação das pessoas de seu pecado. Pecado é o maior problema de homem, porque é o pecado que o separa Deus. Pecado separa Deus das pessoas porque Deus é santo ou puro e não pode ter a impureza de pessoas pecadoras na Sua presença.

A desobediência de Adão no Jardim de Éden trouxe o pecado ao mundo. Este pecado foi passado para o mundo inteiro resultando em morte. Paulo diz isto em Romanos 5:12, "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram" (Romanos 5:12). A morte que Paulo está se referindo é a morte espiritual, de estar separado de Deus. Note, que a morte espiritual é resultante do pecado.

A meta da missão de Jesus Cristo na terra era trazer os homens e mulheres para um relacionamento com Ele. Jesus é a fonte de vida. João 1:4 diz, " A vida estava nele, e a vida era a luz dos homens ". Quando o homem está separado de Jesus por causa de pecado, ele está separado da " fonte de vida ". Mas quando o pecado é perdoado da vida de uma pessoa, pelos méritos de Jesus, esta pessoa pode ter um relacionamento com Jesus, e então, ter vida.

"E o testemunho é este, que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida." (1 João 5:11 e 12)

Ter o Filho de Deus é o mesmo que ter a vida eterna, porque o Filho de Deus é a vida e a fonte da vida. O objetivo final de toda pessoa que quer ter a vida eterna é entregar sua vida com confiança e fé ao Filho de Deus. O único modo no qual as pessoas pecadoras podem ter este relacionamento com o Filho de Deus é deixar ao Seu cuidado o problema do pecado.


J. I de Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário